terça-feira, 22 de maio de 2012

Lições de Olomai






“É dito que algo tão pequeno como o bater das asas de uma borboleta pode causar um tufão do outro lado do mundo.” Teoria do Caos - Edward Norton Lorenz

Avistamos lá de cima uma pequena aldeia, entre a pista e o rio. Olomai, a terra das borboletas onde residem por volta de 140 índigenas. Uma antiga nova aldeia, sendo reconstruída basicamente pela família de um homem.

 Pedro ouviu pela primeira vez sobre Jesus há mais de 50 anos. Aquela palavra ficou gravada em seu coração como ele mesmo afirmou. Provavelmente naquela época parecia uma simples conversão, apenas mais um indivíduo voltando-se para Cristo. Entretanto, no mundo espiritual um tufão estava se formando. Hoje, depois de várias décadas, pela glória de Deus encontramos uma aldeia, formada pela família de um homem, que está totalmente inclinada para Cristo. Eles decidiram separar-se de um grupo rio acima que vivia em bebedeiras e brigas, e formaram o seu próprio lar. Lá não se produz bebida forte, 80% da população é cristã, existe um pastor local e estão sedentos para conhecer mais a Jesus. Que tempo precioso Deus nos proporcionou!

Logo que chegamos lembramos claramente de Mateus 8.20 quando Jesus disse “As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça”. Esperávamos chegar lá e encontrar uma casa para nos hospedarmos por uma semana, mas ao invés disso encontramos...apenas um pequeno telhado de palha, não tinha paredes, portas, nem janelas. A princípio algumas perguntas nos vieram a mente: Onde colocaríamos nossas malas para proteger da chuva? Onde iríamos amarrar as redes para evitar chuva e frio? Onde faríamos nossa comida, ou pior as nossas necessidades? Porém só o fato de nos preocuparmos já nos constrangeu. O povo estava tão alegre em nos receber e queriam tanto que viéssemos mais vezes que decidiram fazer uma casa pros missionários, porém ela ainda não estava totalmente pronta.

A disposição, dedicação e o empenho do povo para estudar as Escrituras, não nos deixava prestar atenção nesse pequeno detalhe. E pra fechar a semana com chave de ouro, no penúltimo dia, toda a comunidade se reuniu para terminar “nossa” casa.

Será que realmente estamos prestando atenção nos detalhes certos? Ou será que o agir de Deus tem passado despercebido em nossas vidas enquanto gastamos tempo com os pormenores?

Nenhum comentário:

Postar um comentário