sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Pr Marcos Granconato - Desafios após visitar uma igreja no Japão


Pr. Marcos no Japão - Notícias do dia 24/06

Meu tempo aqui no Japão está se findando. Amanhã (dia 24 de junho) vou a um acampamento onde, no sábado, celebraremos as Bodas de Prata do Pr. Carlos Nagaoka e sua esposa Dulce. No domingo, dia 26, será minha despedida. Teremos o culto na IBR Tarui pela manhã e, depois, vamos almoçar no Lago Biwa, o maior do país, há 45 minutos de onde estou hospedado. Ali, talvez, dê tempo de visitar o Castelo de Hikone, construído no século 17.

Vou embora do Japão com o coração apertado. Há aqui paisagens exuberantes (vi o Monte Fuji ontem e parecia estar sonhando); há cidades belíssimas, onde tanto a arquitetura antiga como e moderna impressionam mesmo os visitantes mais desatentos; há também uma atmosfera ordeira permeando tudo, um volume equilibrado na fala das pessoas, no ruído das ruas... nada passando dos limites, nem mesmo em cidades enormes como Tóquio (onde parece que os carros não têm buzina).

De certa forma, isso tudo me cativou. Sem bancar o fariseu, o que me faz ficar com o coração apertado ao ir embora é a sensação de que estou deixando para trás um povo carente de salvação, uma nação que não sabe nada da mensagem que levo comigo. Sinto-me como se estivesse indo embora da Somália, levando comigo um saco de pão. Meu Deus bondoso, alivie meu coração!

Sim, pois andando e conversando por aqui descobri que a maior parte dos japoneses (especialmente os jovens) jamais leu sequer uma linha dos Evangelhos. Vi isso com meus próprios olhos: Entrevistei uma moça para o nosso site que nunca tinha visitado uma igreja. Ela assistiu ao nosso culto e, quando lhe deram uma Bíblia em japonês, mostrando-lhe a passagem que eu estava expondo (1Ts 1.2-10), ela não parou mais de ler, inquirindo ansiosa acerca do significado daquelas palavras tão estranhas para ela. Soube de uma senhora japonesa que perguntou se Jesus era jogador de futebol... Soube de outra que discordou de uma crente quando ouviu dela que estava perdida; “Não estou não. Eu conheço bem este bairro!”.

Durante toda a minha vida eu aprendi acerca da Bíblia. Desde menininho me ensinaram sobre Jesus e sua doce mensagem. Na juventude me tornei professor das Escrituras e, mesmo estando no fim da faixa dos quarenta, ainda a ensino com o amor de quem descobriu a verdade hoje cedo, durante o café da manhã. Fazendo um balanço, porém, percebo que grande parte do meu tempo eu gasto repetindo admoestações para pessoas que repetem erros. Isso mesmo: eu ensino quem já sabe. De fato, o que faço na maior parte do tempo é recordar lições que todos ouviram muitas vezes, mas que alguns esqueceram ou decidiram chutar para escanteio.

Enquanto faço isso, explicando o sentido das palavras gregas do NT, milhares de jovens que andam por Shibuya, o lugar mais “badalado” do centro de Tóquio, nunca ouviram alguém recitar João 3.16. Pior: jamais imaginaram que existe um livro chamado “Evangelho de João”. Eles cresceram ouvindo falar de espíritos que circulam entre nós ou que moram em santuários de madeira; na escola, quando meninos, participaram de festividades em que faziam oferendas aos deuses dos seus antepassados ou diziam frases para espantar onis - demônios de cara feia que podem trazer muita infelicidade; alguns deles, ainda hoje, quando saem de uma sala, voltam-se para trás e se curvam em honra a uma entidade espiritual qualquer.

É esse o país que tenho que deixar para trás. Aqui há tantas luzes! E as pessoas vivem na escuridão! Mesmo assim, tenho que ir embora. Se Deus quiser, chego ao Brasil no início da semana que vem. Volto para meus alunos e ovelhas a quem devo repetir, infinitamente, as mesmas lições; e a quem devo admoestar pelos mesmos pecados, usando sempre os mesmos textos e obtendo, quase sempre, os mesmo resultados. Embarco em Nagoya na segunda-feira, às 15h. Deixo a Somália, levando comigo um saco de pão.

Pr. Marcos Granconato
Soli Deo gloria



http://www.igrejaredencao.org.br/ibr/index.php?option=com_content&view=article&id=517:pr-marcos-no-japao-noticias-do-dia-2406&catid=21:eventos&Itemid=115

2 comentários:

  1. Enquanto muitos estão morrendo de fome do evangelho, outros nem valorizam a fartura que têm!
    Ainda bem que o nosso Deus, é um Deus de misericórdia!

    ResponderExcluir