quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

HISTÓRIA DA Primeira Igreja Batista em Extrema


Primeiros 20 anos

Tudo começou antes dos tempos eternos (2Tm 1.9). Mas nestes últimos tempos desde quando, alguns de nós pudemos ver, começou no inicio da década de 90. Em suas muitas viagens pela rodovia Fernão Dias, o Pastor Ednilson Farto Batista, na época Pastor da Igreja Batista em Monte Verde, acabou por entrar na cidade de Extrema. Ao retornar a Monte Verde, juntamente com a Igreja deram partida a um processo de oração e confirmação de Deus para o começo efetivo deste grande sonho, um novo ministério, uma congregação Batista nesta cidade.

Mais especificamente em 1991, começou a materializar-se com a vinda da primeira família de obreiros para a cidade, onde, no transcorrer daquele ano, fizeram pesquisas, visitas e iniciaram em sua casa uma atividade evangelística para crianças. Com isso, iniciaram cultos e discipulados com pessoas da cidade. Identificaram também crentes batistas e de outras denominações tradicionais que estavam na cidade sem uma congregação, e estes prontamente começaram a congregar ali. Tiveram sua primeira confraternização e culto, celebrando o final daquele ano, desta pequena congregação.

Nos anos que se seguiram, vieram, a compra de um terreno na cidade, ajudados ainda pela Igreja Batista em Monte Verde e a primeira sucessão pastoral. Em 1994, a chegada do novo pastor com sua família e a já continuação da obra de construção do salão de cultos e salas de aula da igreja.
A primeira etapa desta construção terminou no meio de 1994, com uma sala maior para cultos, dois banheiros, uma cozinha e mais duas salas de aula. Neste tempo, iniciamos os cultos neste prédio, e já enchíamos, para adoração ao Senhor, uma sala de aproximadamente 30 metros quadrados. Ganhamos um harmônio e uma caixa amplificada que nos ajudavam nas músicas em louvor a Deus1.

Um ano depois, no segundo semestre de 1995, ganhamos de um grupo de irmãos norte-americanos, em parceria com a Junta de Missões da Convenção Batista Brasileira, a construção de um novo salão para cultos em nosso terreno. Eles vieram e construíram - o que chamavam de capela - em uma semana. Era um salão de aproximadamente 90 metros quadrados. Aproveitaram fizeram bancos de madeira para acomodar os irmãos neste salão, e ainda decidiram nos dar um retroprojetor novinho para projetar as transparências das músicas no período de cânticos do culto. Antes da inauguração desta capela, este mesmo grupo de irmãos coordenou uma atividade evangelística no ginásio poliesportivo da cidade, convidando pessoas para conhecerem a Cristo e também para a inauguração do nosso novo salão para cultos.

Desde seu inicio, várias conversões estavam acontecendo, batismos sendo realizados, estudos e discipulados sendo oferecidos, não enchíamos aquele novo salão, mas a congregação batista em Extrema já era uma comunidade estabelecida naquela cidade.

Tivemos por dois anos (1998 e 1999) uma escolinha infantil, chamada colégio batista nas dependências de nossa igreja, em seu primeiro ano para crianças de 4 a 6 anos, jardim de infância, e, no ano seguinte, para crianças até 8 anos, primeira série do ensino fundamental, era um ministério da igreja.

Em 1999, tivemos nosso segundo processo de sucessão pastoral. Em outubro daquele ano tivemos a chegada do novo pastor com sua família, e a caminhada em novos ministérios pela igreja, como um curso de alfabetização de adultos, que visava evangelizar e alfabetizar, contávamos com 3 salas de aula que aconteciam no período noturno com professores voluntários de nossa igreja.

A igreja seguia crescendo, sendo discipulada, conversões e batizados acontecendo. No dia 20 de setembro de 2003, incentivados pela Igreja Batista em Monte Verde, realizamos um exame e culto de organização da então congregação, tornando-se a Primeira Igreja Batista em Extrema, junto a Associação das Igrejas Batistas do Sul de Minas Gerais da Convenção Batista Mineira. Isso significava que a partir daquele momento a igreja tornava-se autônoma, não mais dependente da Igreja Batista em Monte Verde, que por mais alguns meses nos ajudou financeiramente, enquanto nos estabilizávamos.

Em 2004 e seguintes anos, retomamos as construções do prédio da igreja, de inicio somente cobrindo e fechando um outro salão que usaríamos como um salão social, construímos uma nova cozinha, desabilitando a anterior, e em parceira com a prefeitura do município, construímos uma quadra poliesportiva em nosso terreno. Onde por dois anos em 2006 e 2007, tivemos um projeto evangelístico chamado Joga Limpo, que era uma escolinha de futebol para crianças, era freqüentado por uma média de 50 crianças. Nestes anos também em 2005 e 2006, nos unimos em parceria à Igreja em Monte Verde para apoiarmos uma congregação Batista na cidade de Itapeva de Minas. Ainda no final de 2006 enviamos o primeiro missionário natural da igreja para o Paraguai.

No final de 2007 o pastor e sua família saem de sabático (licença) pelo ano de 2008, chega um pastor interino com sua família para este período. No final daquele ano tivemos nosso terceiro processo de sucessão pastoral. No inicio do ano seguinte assume, o ,até então, pastor interino, como pastor titular da igreja. Seguimos crescendo em numero de crentes, mais conversões e batismos.

Em 2009 retomamos o projeto de concluir as construções do salão social da igreja, fizemos toda parte de acabamento, deixando-o pronto para uso, e pintamos todo o prédio da igreja. No final daquele ano enviamos a segunda missionária natural da igreja, agora para trabalhar na agência missionária Asas de Socorro em Anápolis-GO.

Em Julho de 2010, passamos a usar o então salão social da igreja, agora terminado, como salão para os cultos, de aproximadamente 120 metros quadrados. No final de 2011, reiniciamos o projeto de restauração do prédio, agora visando a reforma da antiga capela construída pelos americanos.
Neste ano de 2011 completamos 20 anos que somos uma comunidade de crentes em Cristo. Esta igreja foi criada, comprada e redimida por Cristo, é guardada, edificada e guiada por Ele. Nos reunimos, de forma organizada, como santos e eleitos de Deus, em uma congregação na cidade de Extrema, MG. Para cultuar a Deus, ser edificados e orientados somente pelas Escrituras Sagradas, desfrutar da unidade, em edificação mútua, através do amor fraternal, submeter-nos às ordenanças de Cristo, no Batismo e Ceia e proclamar a salvação ao mundo perdido. Tudo isso, unicamente para a glória de Deus.
É claro que nem todas as coisas foram flores, tivemos nestes anos muitas lutas, tristezas das mais diversas. Pessoas queridas que se foram, pelos mais variados motivos, inclusive para nossa tristeza, por obstinação e rebeldia. Mas sabemos que esta história não acaba agora, a partir daqui podemos dizer que inicia-se a história da Pibex parte 2, com aquilo que ainda viveremos, que Deus fará em nós e através de nós, em Extrema e ao redor do mundo, para glória dEle.

Até aqui servos do Senhor que passaram em nosso meio, contribuindo através do pastoreio foram:

Pr. Edécio, sua esposa Eliana com seus 2 filhos (inicio de 1991 a janeiro de 1994).
Pr. Lazarini, sua esposa Hélia com seus 3 filhos (inicio de 1994 a julho de 1999).
Pr. Gilvair, sua esposa Lúcia com seus 2 filhos (de outubro de 1999 ao final de 2007).
Pr. Felipe, sua esposa Ludmilla com seus 2 filhos (inicio de 2008 a atual)

1Harmônio, é um instrumento musical de teclas, muito similar a um órgão, mas sem os tubos. O som do harmônio é parecido com o do acordeão. E para gerar o som era necessário pedalar. Caixa amplificada, amplificava o som do violão e baixo, era a válvula, tínhamos que ligar uns 20 minutos antes do culto para ela esquentar e assim poder funcionar.

OBS.: Esta história estará também no link acima "o que cremos" no capítulo "Por que Primeira... em Extrema".

2 comentários:

  1. É muito legal conhecer a história, e ao olhar pra trás perceber o quanto Deus estava no controle!

    ResponderExcluir
  2. DEUS CONTINUE A ABENÇOAR O MINISTÉRIO DESTA IGREJA SEMPRE! GRAÇA E PAZ!!

    ResponderExcluir