quinta-feira, 2 de junho de 2011

A importância de uma cosmovisão para o jovem pré-universitário

... Tendo vivido em dois continentes, percebo que o jovem brasileiro chega à universidade com mais conhecimento de que seu equivalente norteamericano, e geralmente mais conhecedor das realidades do mundo. Ainda assim, creio que numa dimensão importantíssima o jovem brasileiro, em particular o jovem cristão brasileiro, chega à universidade (e à sociedade) mal preparado.

Estou falando especificamente da questão da cosmovisão. Uma cosmovisão é um conjunto de idéias básicas que definem a filosofia de vida de uma pessoa. Minha constatação é que os jovens cristãos em nosso país chegam à universidade sem uma cosmovisão formada. O tempo que passam na igreja não é suficiente para inculcar tais idéias de modo a resistir à avalanche humanista pós-moderna no ambiente universitário.

Num mundo ideal, pais transmitiriam tais idéias e valores aos filhos. Num mundo um pouco menos ideal, as igrejas transmitiriam tais valores às crianças e adolescentes. No mundo real ambas as agências – lar e igreja – têm deixado a desejar nessa transmissão de valores..."

Carlos Osvaldo Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário