quarta-feira, 25 de maio de 2011

CASTELO FORTE


De grandes ameaças e sofrimentos nascem os nossos melhores hinos. O primeiro hino de Lutero, (*1483+1546) consagrado a dois frades martirizados, intitulou-se O Cântico dos Dois Mártires de Cristo em Bruxelas, Queimados pelos Sofistas de Louvain. Seu hino inigualável, Castelo Forte, foi escrito "na hora mais escura na história deste movimento".
Perseguições da parte do Imperador Carlos V ameaçavam a existência dos chamados "Protestantes". Lutero mesmo sofria ameaças de morte à toda hora. Sofria fisicamente, também. Quando foi acometido pela "praga" que ceifou muitos dos seus irmãos na fé, deu as suas despedidas à sua família. Mas Deus tinha outro plano para Martinho Lutero.
Este hino, Castelo Forte, escrito em 1529, em Coburg, foi o chamado à batalha de Lutero. James Moffatt chamou-o de "o maior hino , do maior homem, do maior período da história da Alemanha". Foi cantando com emoção e sinceridade ao longo desses quase quatro séculos, em milhares de línguas, que essa melodia chegou até nós. Define até onde podemos confiar em nosso Castelo Forte, nosso Escudo e Boa Espada. Mostra, também , quem é o nosso inimigo;o Tentador, com seus adeptos, contra os quais em nós mesmos não há força para resistirmos. Mas, Cristo o venceu na cruz. Quem nos defende é o Senhor dos altos céus, o próprio Deus.
O grande acusador cairá com UMA SÓ PALAVRA!



Castelo forte é nosso Deus,
espada e bom escudo,
com seu poder defende os Seus,
em todo transe agudo.
A nossa força nada faz,
estamos ,sim perdidos;
mas nosso Deus socorro traz,
e somos protegidos.
Defende-nos Jesus,
o que venceu na cruz,
Senhor dos altos céus;
e sendo o próprio Deus,
triunfa na batalha.
Se nos quisessem devorar,
demônios não contados,
não nos podiam assustar,
nem somos derrotados.
O grande acusador,
dos servos do Senhor,
já condenado está;
vencido cairá,
por uma só palavra.
Sim, que a palavra ficará,
sabemos com certeza,
e nada nos assustará,
com Cristo por defesa.
Se temos de perder,
os filhos, bens e lar,
embora a vida vá,
por nós Jesus está,
e dar-nos-á seu Reino.

Martinho Lutero

Música Castelo Forte
ELE me protege como um escudo, ELE é o meu abrigo, e com ELE estou seguro. sl 18

Um comentário:

  1. Quanta diferença em comparação com o emocionalismo barato da teologia da prosperidade e do triunfalismo da maioria dos crentes de hoje, que só pensam no próprio nariz!
    A emoção saía de um coração humilde e temente a Deus e não como hoje que é fabricada no exterior do corpo (músicas, berros, línguas, jargões, etc, etc, etc.)

    ResponderExcluir