terça-feira, 17 de maio de 2011

John Owen (1616-1683)

"... Todo pecado não mortificado certamente fará duas coisas: primeiro, enfraquecerá a alma e a privará de seu vigor; em segundo lugar, obscurecerá a alma e a privará de seu conforto e de sua paz...

O pecado não mortificado põe o próprio coração fora da sintonia e de disposição, confundindo suas emoções. Desvia o coração da disposição espiritual necessária para a comunhão vigorosa com Deus. Toma posse de suas emoções e se torna seu objeto amado e desejável, expulsando o amor do Pai. Portanto, a alma não poderá dizer a Deus de modo reto e verdadeiro: "Tu és a minha porção", pois se apega a outra coisa a que ama mais. O temor reverente, o desejo e a esperança, as melhores disposições da alma, a qual deveria estar repleta de Deus, ficam de alguma forma, emaranhados com o pecado não mortificado.

Além disso, esse pecado enche os pensamentos de concupiscências. Os pensamentos são os grandes fornecedores da alma, fazendo provisão para satisfazer-lhes as afeições. Se o pecado permanecer não mortificado no coração, os pensamentos a cada momento sustentam a carne, visando a satisfazer suas concupiscências. Precisam lustrar, adornar e vestir os objetos da carne e trazê-los para casa, para que dêem satisfação. Isso conseguem fazer a mando de uma imaginação mais corrompida do que se pode expressar.

O pecado não mortificado também irrompe contra o dever e o prejudica. O indivíduo ambicioso está sempre se preparando; o mundano, sempre trabalhando ou planejando; e a pessoa sensual e fútil preocupa-se em satisfazer suas vaidades, ao passo que todos deveriam esta ocupados com a adoração a Deus."

Trecho de seu livro: A mortificação do pecado, publicado no Brasil pela editora Vida.

Um comentário:

  1. Muito bom!
    Dentre todas as verdades sobre o efeito do pecado em nós, há uma neste artigo, que talvés seja a mais experimentada por cada um de nós na prática: O pecado "desvia o coração da disposição espiritual necessária para a comunhão vigorosa com Deus".

    ResponderExcluir