terça-feira, 17 de maio de 2011

Preste atenção!

Existe uma brincadeira muito usada que consiste em, ao perceber que uma afirmativa não foi bem aceita, fazer uma pergunta que diz: Que parte “disso ou daquilo” você não entendeu? Por exemplo: Você pede para esperar e a pessoa não espera. Então você pergunta; “Que parte do ‘espere um pouco’ você não entendeu?”

É muito interessante como, que de uma forma bem humorada, quando essa pergunta é feita faz com que automaticamente toda a nossa atenção se volte para a questão anterior: seja um desejo, uma ordem, uma direção, um comportamento, etc. É como se estivéssemos dirigindo e ao entrar em uma rua, de repente ouvíssemos um berro “é contra mão”. De uma hora pra outra acordamos e percebemos que é verdade, têm uma placa enorme! É uma dureza, mas temos de voltar imediatamente para a rua anterior!

Com a Palavra de Deus também é assim! Ela está cheia de chamadas de atenção, indicando para cada um de nós a necessidade de um cuidado maior ao olhar para Ela:

• Quando a Palavra cita “Ouve ó Israel!” (por exemplo: Dt.6:4, cf. Mc.12:29), ela não está só pedindo um exercício auditivo, mas também um exercício de raciocínio intelectual e ainda uma ação prática como forma de demonstrar que ouviu de verdade! É como se Deus dissesse: “Quando Eu falar ouça com os ouvidos, com o coração e com a mente, preste atenção! Que parte do ‘Ouve’
você não entendeu?”.

• Quando a Palavra cita “Assim diz o Senhor:” ou “Então disse o Senhor:” (Em Êxodo, por exemplo), ela não está só mostrando que alguém vai falar, mas sim chamando a nossa atenção pra quem vai falar e também para o que será dito. É como se Deus dissesse: “Quando Eu falar, preste atenção!”.

• Quando a Palavra cita “Em verdade, em verdade eu te digo:” (nos Evangelhos), ela está não só mostrando quem está dizendo, mas também asseverando o que está sendo dito! É como se Cristo dissesse: “Eu sou a verdade e o que eu te digo é verdade, portanto, preste atenção!”.

• Quando ela cita “Quem têm ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” (Em Apocalipse cap.2 e 3), novamente, mais do que uma simples ação auditiva é uma chamada para se prestar atenção! É como se o Espírito de Deus dissesse: “Você parece estar surdo!”.

Lembrando do exemplo no trânsito, que citei, temos de acordar, voltar e retomar o caminho correto diariamente; pois “por causa do pecado que tenazmente nos assedia” somos diariamente indagados com a pergunta: “Que parte você não entendeu?”

Graças a Deus pela sua palavra que nos diz que “se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” (I Jo 1.9) Então basta voltar ao caminho anterior! Bem, seja no “Assim diz o Senhor”, no “Ouve ó Israel”, no “Em verdade em verdade”, no “Quem têm ouvidos, ouça”, ou ainda qualquer outra “placa”; a pergunta que fica para nós é a mesma: Que parte você não entendeu? Preste atenção!

por: Ataliba E. M. Andrade

Um comentário:

  1. Ataliba, muito bom o seu artigo!
    Que possamos prestar atenção nas "chamadas" do Nosso Pai.

    ResponderExcluir